Ah, o Quadribol. O esporte mais praticado por bruxos ao redor do mundo, com 7 jogadores em cada equipe lutando para pontuar mais ou para que seu apanhador encontre o pomo de ouro primeiro. Os 7 jogadores se dividem entre:

  • Goleiro: o cara que fica lá defendendo os três aros, e evitando que a goles, a bola grande e vermelha, passe por um deles;
  • Artilheiro: é o cara que corre / voa pelo campo, capturando e lançando a goles em um dos aros para marcar um gol. Cada gol vale dez pontos, independentemente de em que arco for feito. Cada time tem três artilheiros;
  • Batedor: é o pregador de peças da equipe. Sua função é lançar balaços (as bolas médias) nos jogadores adversários e tentar derrubá-los. Apesar de ser uma função um pouco rude, o Batedor também é cara que defende os jogadores de seu time dos balaços dos adversários. Cada time tem dois batedores.
  • Apanhador: esse é o jogador que fica mais isolado no jogo, mas que tem uma das funções mais essenciais - precisa correr pelo campo, focado em encontrar a pequena bola dourada, o pomo de ouro, e apanhá-la. Cada time tem um apanhador e o primeiro que pegar o pomo de ouro encerra o jogo, somando 150 pontos para o seu time.

Agora que você já relembrou todas as regras do esporte, que tal conhecer um time de Quadribol brasileiro, de verdade? O pessoal do Quimera de Delos é um time de Quadribol real oficial da cidade de São Paulo, que não só fez o sonho de jogar quadribol se tornar realidade como ainda está competindo (e marcando presença) no campeonato paulista de Quadribol.

Quimera de Delos

A gente entrevistou a galera do time para entender um pouco como eles estão fazendo tudo isso acontecer e você acompanha a entrevista abaixo:

Você Sabe Qual Diário: Como surgiu a ideia de criar um time de quadribol?
Katty - Quimera de Delos: Na verdade, a adaptação do Quadribol para trouxas foi criada pela primeira vez na Middlebury College, em 2005 quando alguns amantes de Harry Potter decidiram trazer para a vida real esse esporte maravilhoso. De lá para cá, muitos times se formaram ao redor do mundo e o nosso time nasceu em março de 2019, com a intenção de juntar em São Paulo os amantes tanto do esporte, quanto da saga Harry Potter.

VSQD: Como vocês juntaram os jogadores e escolheram as posições?
Quimera de Delos: Foi feita uma seletiva divulgada nas redes sociais do atual Dragões da Tormenta. Eles nos ajudaram inicialmente a montar o time, passaram as regras básicas, treinaram conosco, fizeram nossa logo (Letícia Palhares) e nos soltaram no "mundo". Tipo uma mãe. (risos)

As posições foram sendo passadas aos selecionados e foram escolhidas conforme a aptidão de cada um.

VSQD: Como é a experiência de participar de campeonatos oficiais de Quadribol?
Quimera de Delos: O Quimera vai participar, pela primeira vez, de um torneio oficial. Estamos ansiosos e treinando duro para alcançar bons resultados.
O Campeonato Paulista de Quadribol terá início dia 19/05 no Parque Ibirapuera.
Esperamos conseguir levar o time para o Nacional que acontecerá em Belo Horizonte, ainda sem data definida.

Veja algumas fotos do primeiro e segundo jogos do campeonato e no Instagram do Quimera:

View this post on Instagram

Nosso segundo jogo do dia foi contra nossos amigos do Dragões da Tormenta. Eles têm nos ajudado muito. Vimos o nosso potencial em quadra contra o time campeão Nacional e invicto no Paulista; Conseguimos manter um ritmo de jogo muito bom e fomos até o fim lutando pela vitória. O jogo se encerrou com a apanhada do pomo pelo Dragões. . O placar foi Dragões 160* x 40 Quimera. . *Captura do pomo . Parabéns @dragoesdatormenta pela vitoria! 👏🏻👏🏻👏🏻 . . Dia 02/05, teremos o segundo dia de jogos na Praça da Paz no Ibirapuera. Começa as 10h, aparece por lá e torça com a gente! . Equipe Quimera de Delos no Paulistão 2019 🖤🧡 . . 📸: @mahmoura_ @senierantos Texto: @niinaah_nski #VAIQUIMERA🖤🧡 #VAITORMENTA💛❤🖤 #CPQ2019 #PAULISTAO2019 #QUADRIBOL #QUIDDITCH #BROOMSUPBRAZIL #QUIMERADEDELOS #QUIMERASP #QUADRIBOLBRASIL #SAOPAULO

A post shared by Quimera de Delos (@quimeradedelos) on

View this post on Instagram

Ontem estreamos no Campeonato Paulista de Quadribol #CPQ2019. Apesar do nervosismo por ser nosso primeiro campeonato, entramos em campo e demos o nosso melhor! Não conquistamos nenhuma vitória nesse primeiro dia de jogos, mas descobrimos o nosso potencial; analisamos nossos erros e acertos e agora é treinar para que o próximo jogo seja com um nível mais elevado! Time, vocês foram sensacionais, mesmo exaustos, com dores e lesionados foram até o final dando o melhor de si! Meus parabéns!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Nos jogos de ontem tivemos em campo o jogador @gabrielcappa do @araribolt nos ajudando com a sua experiência no esporte. Muito obrigada, Cappa, o seu apoio e as suas palavras de motivação trouxeram muita confiança ao time! Somos eternamente agradecidos!! E que venham os próximos jogos!!!! . . Quimera de Delos🖤🧡 . . Texto: @niinaah_nski 📸: @mahmoura_ @niinaah_nski @senierantos . . . #VaiQuimera🖤🧡 #CPQ2019 #Paulistao2019 #QUADRIBOL #QUIDDITCH #BROOMSUPBRAZIL #QUIMERADEDELOS #QUIMERASP #QUADRIBOLBRASIL #saopaulo

A post shared by Quimera de Delos (@quimeradedelos) on

VSQD: Quais são os jogadores de Quadribol favoritos de vocês? (Do Mundo Bruxo e do Mundo Trouxa!)
Quimera de Delos: Gostamos muito do Phillip Daniel que joga pelo Dragões da Tormenta, pois ele tem nos dado apoio e nos ensinado muito, além de estar sendo inspiração para muitos artilheiros que estão começado agora.

Tem ainda a Alícia e o Nathan, batedores também do Dragões. No mundo bruxo, tem o próprio Harry Potter que foi uma revelação do Quadribol, Gina Weasley e Victor Krum.

Como vocês fazem para angariar fundos para as viagens / campeonatos? Como fãs conseguem ajudar?
Atualmente estamos sem patrocínio. Logo, nossos jogadores pagam uma mensalidade (nada muito exorbitante) para gastos com material, treinos e jogos.
Os fãs que tenham interesse em ajudar, podem divulgar o esporte, para que ele cresça cada vez mais e atinja um nível de aceitação razoável.

Lá fora, já é um esporte bem reconhecido, vamos fazer com que cresça aqui também. E se você tiver interesse em jogar, entre em contato conosco, você não vai se arrepender, pois o Quadribol é MARAVILHOSO em todos os sentidos.

Sem dúvidas, Quadribol é um esporte maravilhoso. Para entrar em contato com o pessoal da Quimera de Delos, seja para oferecer patrocínio, saber mais sobre Quadribol ou participar do time, basta mandar um e-mail para quimeradedelos@gmail.com ou mandar mensagem pelo Instagram Oficial do time.

Ah! E se você estiver procurando produtos relacionados a Quadribol, dá uma olhadinha no nosso site! Temos uma seleção de itens super fofos pra você!

Clique aqui para ver os itens dessa página no nosso site.